As vagas de emprego em aberto nos Estados Unidos surpreenderam em novembro com um aumento significativo, enquanto as contratações mostraram sinais de desaceleração, apontando para um mercado de trabalho em fase de ajuste.
- Apoie o Brasil Today e faça parte do nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Facebook, Canal do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Brasil Today nas redes sociais: Facebook, Twitter, Bluesky, Threads, Instagram e LinkedIn.
Mercado de trabalho dos EUA registra alta nas vagas de emprego

Anúncio de vagas em restaurante nos Estados Unidos (Foto: Mike Blake)
De acordo com o relatório Jolts, divulgado pelo Departamento do Trabalho nesta semana (7), o número de vagas disponíveis, que reflete a demanda por mão de obra, subiu 259 mil, atingindo 8,098 milhões no último dia de novembro.
Esse resultado superou as expectativas de economistas consultados pela Reuters, que estimavam cerca de 7,7 milhões de vagas abertas no período.
Além disso, os dados revisados de outubro mostraram um total de 7,839 milhões de vagas, levemente acima dos 7,744 milhões informados anteriormente.
O relatório destacou também que, embora o número de demissões tenha permanecido estável em 1,765 milhão, as contratações apresentaram uma queda de 125 mil, chegando a 5,269 milhões em novembro.
Pandemia de Covid-19 ainda afeta decisão das contratações

Norte-americana solicitando seguro-desemprego em meio à crise do Covid-19 (Foto: Angela Weiss)
Especialistas atribuem esse cenário à cautela dos empregadores em expandir suas equipes após um período de intensa recuperação econômica impulsionado pelo fim da pandemia de Covid-19.
Apesar dos baixos níveis de demissões, o ritmo mais lento de contratações sugere que as empresas estão priorizando ajustes internos em vez de expandir suas operações.
Outro fator que pode estar contribuindo para a desaceleração no mercado de trabalho é o fim do impacto positivo causado pela recuperação após greves e furacões.
Isso sugere que o crescimento do emprego pode ter sido ainda mais moderado em dezembro, com o enfraquecimento desses fatores temporários.
Em resumo, o aumento nas vagas disponíveis mostra que a demanda por trabalhadores continua sólida. No entanto, a hesitação dos empregadores em contratar reforça a transição do mercado para um ritmo mais equilibrado, após o período de forte recuperação econômica.
Esse movimento pode sinalizar um futuro de maior estabilidade, mas também exige atenção quanto ao impacto nas taxas de desemprego e no crescimento econômico.