Na última segunda-feira (6), foi compartilhado vídeo de uma aurora boreal “intensamente verde”. O registro foi feito pelo astronauta Donald R. Pettit, que faz parte da Expedição 72 da Nasa, e compartilhado em suas redes sociais.
O que é uma aurora boreal?

Aurora boreal vista pela Estação Espacial – Divulgação/Nasa
- Apoie o Brasil Today e faça parte do nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Facebook, Canal do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Brasil Today nas redes sociais: Facebook, Twitter, Bluesky, Threads, Instagram e LinkedIn.
Aurora boreal se trata de uma exibição de luzes no céu, que também são visíveis do espaço. Ou seja, se trata de um fenômeno óptico e acontece por conta do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra.
Normalmente, apenas aparece nas regiões polares do planeta. O fenômeno também muda de nome conforme o local em que acontece. É chamado de aurora boreal, quando ocorre no hemisfério norte. A aurora boreal astral são para as luzes no hemisfério sul.
Postagem de Donald R. Pettit
Flying over aurora; intensely green. pic.twitter.com/leUufKFnBB
— Don Pettit (@astro_Pettit) January 6, 2025
Na Estação Espacial Internacional, o astronauta Donaldo R. Pettit gravou o vídeo da aurora boreal e publicou com a legenda: “sobrevoando a aurora boreal; intensamente verde”. Em sua postagem, no entanto, o americano não especificou a região do registro.
Pettit está na Estação Espacial Internacional desde 11 de setembro de 2024. No momento, é engenheiro de voo e membro da tripulação da Expedição 72, segundo a Nasa. O astronauta deve permanecer a bordo até março, realizando experimento científicos.
Veterano, está na agência espacial desde 1996 e já participou de diversos projetos. Se formou em Engenharia Química na Universidade de Oregan State e possui doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Arizona.
Já esteve em três missões espaciais, a primeira em novembro de 2002, a bordo do Endeavour, fazendo parte da Expedição 6.
Na segunda vez, em novembro de 2008, foi ao espaço para reparar e fazer trabalhos de expansão na Estação Espacial. Em dezembro de 2012, houve a terceira missão espacial, como engenheiro de voo da nave Soyuz TMA-03M.