sábado, abril 26, 2025
Banner Top

Na manhã da última quinta-feira (23), o mundo conheceu todos os filmes indicados ao prêmio de maior prestígio da indústria cinematográfica mundial.

Entre os selecionados, o Brasil fez história com as três menções a Ainda Estou Aqui, nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, além de Melhor Atriz, com Fernanda Torres.

No entanto, quem pensa que daqui em diante será um período apenas de festa, se engana. Afinal de contas, as polêmicas do Oscar 2025 já começaram.

Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres aparecem em polêmicas do Oscar 2025

Polêmicas do Oscar 2025 Ainda Estou Aqui Fernanda Torres
Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu papel em Ainda Estou Aqui (Divulgação/Sony Classics Pictures)

Fato histórico para o cinema nacional, as indicações de Ainda Estou Aqui movimentaram as redes sociais e o universo das notícias de forma significativa.

O longa-metragem dirigido por Walter Salles não era cogitado em grandes categorias e surpreendeu o mundo ao aparecer como uma das obras de maior destaque na premiação da AMPAS (Academy of Motion Picture Arts and Sciences).

Sem contar que a película entrou para a história como o primeiro filme do Brasil indicado entre os 10 principais.

Com tamanha visibilidade e uma tendência considerável a faturar alguns desses prêmios, o candidato do país verde e amarelo já começou a sofrer as primeiras cutucadas.

Na noite do último (26), por exemplo, o Deadline – um dos principais portais de notícias a respeito de Hollywood – publicou uma matéria relembrando o dia em que Fernanda Torres apareceu com um blackface em uma esquete que foi ao ar no Fantástico há 17 anos.

Internet resgatou blackface de Fernanda Torres de 17 anos atrás (Divulgação/Deadline)

O veículo alega que cedeu espaço para que Fernanda Torres pudesse comentar sobre o fato que vem sendo debatido nas redes sociais nos últimos dias.

Afinal de contas, acredita que os filmes, atores e atrizes indicados devem ser julgados apenas por seus trabalhos apresentados nas devidas obras indicadas e não por questões do passado.

A resposta de Fernanda Torres sobre a acusação de blackface

Quase vinte anos atrás, apareci de blackface em um esquete de comédia de um programa de TV brasileiro. Sinto muito por isso. Estou fazendo esta declaração porque é importante para mim abordar isso rapidamente para evitar mais dor e confusão.

Naquela época, apesar dos esforços dos movimentos e organizações negras, a conscientização da história racista e do simbolismo do blackface ainda não havia entrado na consciência pública dominante no Brasil.

Graças a uma melhor compreensão cultural e a conquistas importantes, mas incompletas, neste século, está muito claro agora em nosso país e em todos os lugares que o blackface nunca é aceitável.

Esta é uma conversa importante que devemos continuar a ter uns com os outros para evitar a normalização de práticas racistas de então e de agora.

Como artista e cidadã global, e de coração aberto, permaneço atenta e comprometida com a busca de mudanças vitais necessárias para viver em um mundo livre de desigualdade e racismo” – declarou Fernanda Torres ao Deadline.

Polêmicas não param

As situações que estão gerando as principais polêmicas do Oscar 2025, no entanto, vão muito além de Fernanda Torres.

Drama vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, quando Anora começou a ganhar destaque nas premiações, logo se levantou o questionamento acerca da ausência de coordenador de intimidade no set durante as suas filmagens.

Por se tratar de um longa-metragem repleto de cenas de sexo, se imaginava que o filme do diretor Sean Baker teria a presença de um profissional da área, cargo tão popularizado nos inícios dos anos 2010.

Apesar de não existir obrigatoriedade para contar com alguém responsável por essa função na equipe, a sua presença tem se tornado cada vez mais comum em Hollywood.

De acordo com publicação da Variety – portal norte-americano de destaque no universo do cinema -, em dezembro de 2024, a falta de um profissional especializado na coordenação de intimidade foi uma decisão conjunta da atriz Mikey Maddison e do ator Mark Eidelstein, protagonistas da obra que acumula seis indicações ao Oscar 2025.

Anora
Anora recebeu seis indicações ao Oscar 2025 (Divulgação/FilmNation)

No entanto, na própria publicação o veículo traz o depoimento da coordenadora de intimidade Marci Liroff, que defende a necessidade de um profissional da área dentro do set de filmagens.

Segundo ela, alguém especializado em situações do tipo precisa estar envolvido para garantir também a proteção de outros atores que não os protagonistas. A grande questão entorno da história é o fato de terem permitido que a escolha fosse tomada pela própria atriz.

Mas não é só Anora que sofre com acusações. Depois que o público descobriu a utilização de Inteligência Artificial no processo de pós-produção de O Brutalista, o filme dirigido por Brady Corbet, vencedor do Globo de Ouro, passou a lidar com certa aversão por parte da indústria e dos espectadores.

Em entrevista ao Red Shark News, o montador do longa, Dávid Jancsó, assumiu a utilização de IA na execução da obra, mas entende que é algo completamente normal.

A questão é que foi utilizado o sistema de IA Respeecher, popularmente conhecido por atuar na resolução de problemas com a voz dos personagens. Nesse caso, a inteligência artificial foi usada para ajustas certas partes do dialeto húngaro falado por Adrien Brody e Felicity Jones.

Curiosamente, é a mesma ferramente aplicada em Emília Pérez, longa internacional com maior número de indicações ao principal prêmio do cinema na história.

Mas as polêmicas do Oscar 2025 que abarcam o filme francês vão muito além do uso de IA. Um dos favoritos ao prêmio principal, a película do diretor Jacques Audiard tem sofrido muitas acusações por parte do público latino, principalmente na comunidade mexicana, sobre a qual a obra faz ampla abordagem.

Principalmente pela distribuição do elenco com poucos profissionais mexicanos e com grande destaque para atrizes estadunidenses, como Selena Gómez e Zoe Saldaña.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Academy (@theacademy)

 

Hollywood está acostumada

Vale ressaltar todas essas polêmicas do Oscar 2025 não são exclusividades dessa temporada. É muito comum acompanhar acusações, embates e bombas nos noticiários de Los Angeles em períodos de votação ao Oscar.

Em 2022, por exemplo, foi possível ver Ataque dos Cães, o grande favorito daquele ano para o prêmio de Melhor Filme, perder a estatueta principal para No Ritmo do Coração, após uma pesada campanha da indústria contra o longa-metragem da Netflix.

Em meio aos mais impressionantes casos, uma coisa é certa: a corrida pelo Oscar 2025 começou e agora vale tudo pela estatueta mais cobiçada do mundo.

A premiação acontece no dia 2 de março, às 21h (horário de Brasília) e vai contar com transmissão da TNT, na TV fechada, e na plataforma de streaming MAX.

Assista ao trailer de Ainda Estou Aqui, brasileiro envolvido nas polêmicas do Oscar 2025

Leia mais: 

Autor

  • Carlos Soares

    Coordenador do Brasil Today e assessor de imprensa. Acumula passagens recentes como editor e repórter no Esportelândia e comentarista no canal De Olho No Peixe. Passou por Showmetech, Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube.

    Ver todos os posts
Banner Content
<div id="mega-posts-3" class="widget fnwp-widget flownews_widget fnwp_mega_posts"> <h3 class="widget-title"><span class="fnwp-title-widget">LATEST POSTS</span></h3>
Into the belt and made

Into the belt and made

31 de janeiro, 2016
During the morning

During the morning

25 de março, 2017
The breath of that universal love
GTA 6, Switch 2 e mais: os lançamentos que vão dominar os games em 2025
</div><div id="widget-fnwp_social-4" class="widget widget_fnwp_social fnwp-widget flownews_widget fnwp_social"><h3 class="widget-title"><span class="fnwp-title-widget">FOLLOW US</span></h3>

GOOGLE PLUS

PINTEREST

FLICKR

INSTAGRAM

</div> <div id="slider-posts-3" class="widget fnwp-widget flownews_widget fnwp_slider_posts"> <h3 class="widget-title"><span class="fnwp-title-widget">Popular Posts</span></h3> </div> <div id="tag-2" class="widget fnwp-widget flownews_widget fnwp_tag"> <h3 class="widget-title"><span class="fnwp-title-widget">TAGS</span></h3> </div> <div id="widget-advertisement-2" class="widget widget_advertisement fnwp-widget flownews_widget fnwp_advertisement"><h3 class="widget-title"><span class="fnwp-title-widget">Advertisement</span></h3>
img advertisement
</div><div id="widget-archivies-2" class="widget widget_archivies fnwp-widget flownews_widget fnwp_archivies"><h3 class="widget-title"><span class="fnwp-title-widget">Archivies</span></h3> </div><div id="tab-3" class="widget fnwp-widget flownews_widget fnwp_tab"><h3 class="widget-title"><span class="fnwp-title-widget">RECENTPOPULARTAG</span></h3> </div> <div id="widget-fnwp_social-5" class="widget widget_fnwp_social fnwp-widget flownews_widget fnwp_social"><h3 class="widget-title"><span class="fnwp-title-widget">Social</span></h3>
</div> <div id="slider-posts-4" class="widget fnwp-widget flownews_widget fnwp_slider_posts"> <h3 class="widget-title"><span class="fnwp-title-widget">RECENT POSTS</span></h3> </div>