Em 2025, novos fenômenos astronômicos serão observados no céu de nosso planeta. Eclipses, alinhamento interplanetário, cometas, entre outros eventos irão acontecer no ano. Por isso, o Brasil Today montou o calendário com alguns eventos especiais que irão acontecer.
Calendário de fenômenos astronômicos de 2025
- Apoie o Brasil Today e faça parte do nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Facebook, Canal do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Brasil Today nas redes sociais: Facebook, Twitter, Bluesky, Threads, Instagram e LinkedIn.
Alinhamentos interplanetários
Um alinhamento acontece quando dois ou mais planetas parecem estar alinhados no céu. 21 de janeiro isso irá acontecer com seis planetas: Júpiter, Marte, Netuno, Saturno, Vênus e Urano. A quantidade chama a atenção, já que o comum é em menor quantidade.
Mas, pouco depois, haverá um alinhamento ainda maior. No dia 28 de fevereiro, sete planetas estarão alinhados no Sistema Solar: Júpiter, Marte, Mercúrio, Netuno, Saturno, Urano e Vênus. Sendo tão pouco frequente, será uma grande oportunidade para observar o fenômeno.
Chuvas de meteoros
Esse fenômeno vai ocorrer 13 vezes em 2025, sendo o mais comum da lista. É possível ver a olho nu, mas pode depender da visibilidade do céu no dia. As datas são:
- Quadrântidas: 26 de dezembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025;
- Líridas: 16 a 25 de abril;
- Eta Aquáridas: 19 de abril a 28 de maio;
- Alfa Capricornídeos: 4 de julho a 15 de agosto;
- Delta Aquáridas: 12 de julho a 23 de agosto;
- Perseidas: 17 de julho a 24 de agosto;
- Dracônidas: 6 de outbo a 10 de outubro;
- Oriônidas: 2 de outubro a 7 de outrubo;
- Tauridas: 10 de setembro a 20 de novembro;
- Leônidas: 6 a 30 de novembro;
- Geminídeas: 4 a 20 de dezembro;
- Úrsidas: 17 a 26 de dezembro.
Cometas
Alguns cometas poderão ser observados da Terra em 2025. Em janeiro e fevereiro, será possível ver o Cometa C/2024 G3 (ATLAS). No dia 13 de janeiro, o corpo celeste passa pelo seu ponto mais próximo do Sol. A visualização só poderá ser feita com binóculos e em céus escuros.
Entre outubro e dezembro será a vez do Cometa 210P/Christensen. Nesse caso, só poderá ser observado com telescópios. E, por fim, o Cometa 24P/Schaumasse, entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, também sendo necessário telescópios.
Eclipses
Serão quatro eclipses diferentes em 2025:
- Eclipse lunar total, também chamado de Lua de Sangue: 13 a 14 de março, visível em todo o Brasil;
- Eclipse solar parcial: 29 de março, não visível no Brasil;
- Eclipse lunar total: 7 a 8 de setembro, não visível no Brasil;
- Eclipse solar parcial: 21 de setembro, não visível no Brasil.
Superluas
Um dos fenômenos astronômicos mais comuns, acontece quando a lua cheia coincide com o perigeu, que é quando o corpo celesta está mais perto da Terra. Isso faz com que a Lua parece maior e mais brilhante no céu. Nesse ano, isso ocorre três vezes, nos dias 6 de outubro, 5 de novembro e 4 de dezembro.