A partir desta quarta-feira (8), começa a votação para definir todos os indicados para o Oscar 2025. Esta votação contará com cerca de 10 mil profissionais do cinema, entre eles, diretores, atores, executivos e membros da Academia.
O final desta votação acontece no dia 17 de janeiro, com os indicados finais sendo divulgados no mesmo dia. A premiação do Oscar acontece no dia 2 de março.
- Apoie o Brasil Today e faça parte do nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Facebook, Canal do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Brasil Today nas redes sociais: Facebook, Twitter, Bluesky, Threads, Instagram e LinkedIn.
323 filmes na disputa pelo Oscar 2025
A votação acontece a partir de uma pré-lista divulgada no dia 17 de dezembro de 2024, e apenas os nomes que aparecem nesta pré-lista estão elegíveis para participar da premiação de melhor filme.
Ao todo, são 323 filmes e entre eles estão elegíveis: Moana 2, Divertida Mente 2, Deadpool & Wolverine e Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice.
Além disso, o cinema brasileiro está bem representado com Ainda Estou Aqui, que rendeu a Fernanda Torres um Globo de Ouro de melhor atriz de drama. O longa também está elegível para a categoria melhor filme.
Barrados do Oscar 2025
Grandes produções acabaram ficando de fora desta pré-lista. Ao todo, foram 116 longas que já foram eliminados da disputa.
Entre eles: Madame Teia, Bad Boys: Até O Fim, Meninas Malvadas, Bird, Eu sou: Celine Dion, Sorria 2, Garfield: Fora de Casa e Sonic 3.
O polêmico filme Rebel Moon – Parte 2: Corte do Diretor, de Zack Snyder, também foi desclassificado. O longa está fora da disputa, já que não foi lançado no cinema, apenas no streaming.
Critérios do Oscar 2025
Segundo a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, estão elegíveis para o Oscar 2025 filmes que:
“Estrearam em uma sala de cinema comercial em pelo menos uma das seis principais áreas metropolitanas dos Estados Unidos, entre 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2024, além de completar um período de exibição de sete dias no mesmo local”.
Além disso, os filmes devem ter duração superior a 40 minutos. Vale lembrar que a academia não divulga as razões pelas quais os filmes são desclassificados da disputa.
Ver essa foto no Instagram